sábado, 3 de abril de 2021

O Batismo

 O Batismo 


Qual é o significado do batismo?


        


*Fotografia do Batismo de Tatyana Casarino.

*Madrinha: Bisavó Quitéria.

*Padrinho: Tio Ivo. 

*Padre: Ricardo. 

*Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida 
de Presidente Prudente/SP.


   Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o Batismo é a fonte da vida nova em Cristo, onde jorra toda a vida cristã. No batismo, o iniciado é chamado a desenvolver a sua fé. O batismo é o sacramento da fé. 

    De acordo com José Bortolini, o batismo é o primeiro dos sacramentos, porque abre o grande diálogo amoroso de Deus com os homens. A iniciativa de amar parte sempre de Deus: Ele nos ama primeiro. O batismo se torna, assim, um presente divino que o homem recebe. O apelo amoroso de Deus, dirigido ao homem no batismo, deve encontrar eco no ser humano: aquele que é batizado responde sim a Deus, comprometendo-se com o bem, a verdade e a justiça

 Na Igreja Católica, o batismo representa o primeiro dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber essa benção, a criança inicia a sua fé e a sua vida cristã, tornando-se uma filha de Deus, uma verdadeira discípula de Cristo.


            


 No batismo, a criança passa a ser um membro da Igreja e dá o seu primeiro passo no seu caminho para a salvação. Sabe-se que não é possível receber outro sacramento sem o batismo, o qual representa a iniciação do discípulo na fé católica. 

 O rito do batismo é feito com a água sagrada sobre o iniciado e cada um dos elementos (óleo, vela e roupa branca) da cerimônia possui o seu significado religioso.


*Óleo e água: 


   


 A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: 

 "Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

 Esse gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada. Em algumas igrejas, o padre passa um pouco de óleo dos catecúmenos no peito da criança, pedindo que a força de Cristo penetre na vida dela.

*Vela:


    


 Durante a cerimônia, a madrinha carrega a criança e o padrinho fica ao seu lado. Depois da benção, o padrinho oferece simbolicamente uma vela acesa à criança, dizendo: 

"Receba a luz de Cristo". 

 Essa vela é o Círio Pascal, que simboliza Cristo, a luz do mundo.

*Roupa branca:

 O iniciado usa roupas brancas no momento do batismo, pois vestes brancas representam a pureza. 



  



 Qual é o papel dos padrinhos?

  Os padrinhos são figuras muito importantes no batismo, porque eles auxiliarão o iniciado na sua caminhada religiosa por toda a vida. Eles assumem a nobre missão de garantir que o iniciado seguirá o caminho da salvação dentro dos preceitos da Igreja Católica. 


*Batismo no Catecismo da Igreja Católica:


FÉ E BATISMO


  



1253. O Batismo é o sacramento da fé. Mas a fé tem necessidade da comunidade dos crentes. Só na fé da Igreja é que cada um dos fiéis pode crer. A fé que se requer para o Batismo não é uma fé perfeita e amadurecida, mas um princípio chamado a desenvolver-se. Ao catecúmeno ou ao seu padrinho pergunta-se: "Que pedis à Igreja de Deus?" E ele responde: "A fé!".


1254. Em todos os batizados, crianças ou adultos, a fé deve crescer depois do Batismo. É por isso que a Igreja celebra todos os anos, na Vigília Pascal, a renovação das promessas do Batismo. A preparação para o Batismo conduz apenas ao umbral da vida nova. O Batismo é a fonte da vida nova em Cristo, donde jorra toda a vida cristã.


1255. Para que a graça batismal possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais. Esse é também o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser pessoas de fé sólida, capazes e preparados para ajudar o novo batizado, criança ou adulto, no seu caminho de vida cristã. O seu múnus é um verdadeiro ofício eclesial. Toda a comunidade eclesial tem uma parte de responsabilidade no desenvolvimento e na defesa da graça recebida no Batismo.


*Acesse o Catecismo da Igreja Católica no seguinte Link:


http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1210-1419_po.html



Tatyana Casarino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário